segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Novas aeronaves

Azul compra turboélices ATR

Companhia que, até então, operava somente com aviões da Embraer, fecha pedido de 20 aeronaves ATR 72-600
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta terça-feia, 20 de agosto, a assinatura de um contrato para pedidos firmes de 20 aviões turboélice ATR 72-600, de 70 assentos, e mais 20 opções de 20 outras aeronaves. A entrega dos primeiros equipamentos será feita no segundo semestre de 2011 e eles serão utilizados em rotas para aeroportos com limitações de pista e peso para pauso e decolagem que inviabilizam o uso de jatos. Além disso, os custos operacionais e de combustíveis dos turboélices são bem menores, que viabilizará os planos da Azul de estimular os consumidores da classe C a fazerem suas viagens de avião em vez de ônibus.
A empresa que, até então, havia somente comprado aviões da Embraer e se orgulhava por ser uma companhia com 100% da sua frota com aeronaves brasileiras, justificou a escolha pelo francês ATR ao fato da Embraer não tem opções de turboélice em seu portfólio e da necessidade da empresa explorar novos mercados com esse tipo de aparelho. Segundo Pedro Janot, presidente da Azul, o padrão de acabamento, inclusive os bancos de couro, e o serviço de bordo dos ATR 72-600 serão idênticos aos dos atuais Embraer 190 e 195.
Os ATR irão cobrir rotas com raio de até 600 km ou 800 km de distância dos hubs, como os de Viracopos e Porto Alegre. A empresa não anunciou quais cidades serão atendidas, mas deixou claro que serão todas aquelas que, no passado já foram atendidas por outras companhias e que estão em crescimento econômico, seja pelo novos polos industriais ou agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário